Quem sou eu

Minha foto
Um homem idealista que trabalha com jovens e adultos no sentido de melhorar nosso senso de cidadania e os nossos valores pessoais, sociais, culturais e morais. Valorizo muito a família.

sábado, 17 de dezembro de 2011

CARTA DENÚNCIA

CARTA DENÚNCIA
1-   Características:
Ø  Texto que apresenta fatos, indícios e / ou versões sobre algo ilícito, imoral e / ou que não seja ético;
Ø  Traz argumentação contundente, convicta, sobre o assunto apresentado;
Ø  Cobra fiscalização, ação e solução para o problema;
Ø  Geralmente, é destinada para interlocutor que possui o poder de resolver a situação (podendo ser para instituições ou órgãos, como, por exemplo, o Ministério Público);

2-   Esquema:
Ø  Local e data de emissão;
Ø  Vocativo;
Ø  Texto (entre 3 e 5 parágrafos)
§  Parágrafo I: apresenta o problema e mostra seu contexto;
§  Parágrafo II: traz os primeiros argumentos, fatos, indícios;
§  Parágrafo III: traz novos argumentos, fatos, indícios;
§  Parágrafo IV: Cobra soluções para o assunto apresentado;
§  Parágrafo V: Propõe soluções e faz o desfecho;

Ø  Saudação;
Ø  Identificação;

CARTA-DENÚNCIA
Exemplo
João Pessoa, 11 de outubro de 2011
Exmo. Sr. Promotor de justiça do Estado da Paraíba
É com muita preocupação que encaminhamos informações sérias sobre uma quadrilha de aliciadores de menores, fixada na nossa capital. O esquema funciona da seguinte forma: Primeiramente, algumas pessoas, selecionam, nas escolas públicas, garotas para um “teste” fotográfico; depois, são levadas para um estúdio, onde são “convencidas” ao trabalho no tráfico de Drogas e na Prostituição.
Já recebemos indícios e informações que montam mais de 100 meninas, entre 13 e 19 anos, levadas ao esquema. Sem dúvidas, existirão muitas mais. Assim, esse grupo criminoso, além de ferir as leis, não se importa com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Diante disso, solicitamos uma ação enérgica e definitiva de Vossa Excelência, no intuito de coibir e punir a atividade dessas pessoas. É fundamental que a sociedade, representada por este órgão, seja protegida no seu elemento mais básico: o jovem.
Portanto, estaremos atentos e firmes no propósito de contribuir com todas as investigações e diligências no sentido de acabar com essa situação, prendendo, não apenas, os responsáveis, mas também, todas as pessoas ligadas ao esquema.
Respeitosamente
Sociedade Civil Organizada

28 comentários:

  1. obrigado estava precisando desta carta como exemplo

    ResponderExcluir
  2. Professor Roberto, ficaria muito grata se me respondesse. Pois procurei no google, youtube, sites... e não encontrei. A respeito do pseudônimo que pedem para colocarmos no final de carta. Qual seria o nome adequado? Pode ser qualquer nome/sobrenome? aqui está meu e-mail -> lownam@hotmail.com -
    Esse Lownam, é meu pseudônimo rsrs. Pode mandar a resposta pra ele. Muito boa a explicação sobre carta/denúncia, me ajudou bastante. E parabéns pelo trabalho com jovens e adultos no sentido de melhorar o mundo em geral. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. (seja se está bom?)

    Em 06 de Abril de 2013, No Bairro Cabral, em Contagem- MG, Cep:32146-024, localizado na Al. Dos Sabias, 690, Na Loja ABC do Cabral. Comecei a trabalhar como balconista em sua lanchonete. Sendo que seu total despreparo em abertura de um supermercado e um sacolão e uma lanchonete tudo junto não trouxe muito organização ao seu lugar. Sendo que foram encontrarem indícios de roedores no local, foram achados muitos insetos e problemas de armazenagem e estoque. A falta de limpeza e higienização do ambiente. A falta de um refeitório para os seus funcionários obrigando-os a fazer suas refeições em meio ao estoque da loja. E o mal cheiro do açougue que é ao lado da lanchonete trazendo moscas e insetos. Fora outras coisas que terei o prazer de informar.Portanto, estaremos atentos e firmes no propósito de contribuir com todas as investigações e diligências no sentido de acabar com essa situação.


    Respeitosamente:
    Aline Regina
    alinerainha25@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Tem muita vírgula aí! Isso é normal?

    ResponderExcluir
  5. Tem muita vírgula aí! Isso é normal?

    ResponderExcluir
  6. muito legal para estudar

    ResponderExcluir
  7. ricardo cabeça de beringela

    ResponderExcluir
  8. também acho que tem muita virgula

    ResponderExcluir
  9. sabia que eles vão saber que é vcs

    ResponderExcluir
  10. OOUUUO MEU LENÇÓL DOBRADO JA TA TODO BAGUNÇADO E O SEU CHEIRO NO MEU QUERTO TA DE BRINCADEIRA

    ResponderExcluir
  11. keven nariz de aspirador

    ResponderExcluir
  12. hihihihi eu tenho fimose no cérebro

    ResponderExcluir