Quem sou eu

Minha foto
Um homem idealista que trabalha com jovens e adultos no sentido de melhorar nosso senso de cidadania e os nossos valores pessoais, sociais, culturais e morais. Valorizo muito a família.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Assuntos que podem aparecer nas provas do ENEM

Não basta conhecer as regras ortográficas para se dar bem na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, nas outras matérias muitos textos podem ser aproveitados para encaixar questões de Ciências, Matemática ou Português. Os candidatos devem estar atualizados em relação à realidade social, política e econômica do país e eventos internacionais e conseguir relacionar o assunto com o que foi aprendido durante o ano letivo.
Os alunos devem lembrar que na redação precisam defender uma ideia e apresentar seus argumentos.
Abaixo listaremos alguns assuntos que são possíveis temas para a redação ou simples questões  do Enem 2013 e que devem ser estudados e aprofundados pelos candidatos.
Sustentabilidade, Aquecimento global e catástrofes naturais
Os temas principais devem cobrir: economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. Correlação ou não entre o aquecimento global, as catástrofes naturais e a responsabilidades dos índivíduos, empresas e governos no aquecimento. Resíduos sólidos, poluição, queimadas...
Crise econômica mundial
A crise na zona do euro e nos EUA parece dar sinais de estar perto do fim, mas essa crise financeira sem precedentes ainda provoca efeitos graves, principalmente na área do emprego. A Alemanha parece não ser muito afetada. Porque? Os gregos e espanhóis acumulam altos índices de desemprego, entre os jovens esse índice ultrapassa a metade. Para os candidatos é interessante conhecer o histórico dos países e também da união europeia. Quais são e foram as consequências dessa crise para o restante do mundo, inclusive o Brasil.
Eleições, Política, Partidos e Governo
Ano eleitoral em 2014. Movimentos nas ruas podem aparecer em algumas questões, mas como ocorreram no final de junho, talvez não tenha dado tempo de aparecer nas provas. É importante ter em mente a divisão política e administrativa do país e as atribuições de casa um dos poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Já que estamos falando de política, é bom estar atualizado em relação a aspectos éticos, legais e escândalos que surgiram no noticiário.
Tecnologia e mudanças na sociedade
Novos produtos e processos chegando ao mercado em ritmo cada vez mais acelerado. Impactos no dia-a-dia dos cidadãos. Mudanças nas profissões. Teletrabalho. Redes sociais. Monitoramento e espionagem. Exames médicos. Ensino a Distância. Comunicações.
Brasil como sede de grandes eventos esportivos
A Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016 estão provocando uma série de ações do governo e da iniciativa privada. Vamos conseguir fazer algo organizado e que nos encha de orgulho? O sucesso da Olimpíadas de Londres também deve ser lembrado. O esporte de um modo geral como mobilizador e como promotor de saúde.
Educação, Saúde e Segurança
São os temas que mais incomodam os cidadãos no dia-a-dia. Investimentos (ou falta de ) em Educação e Saúde. Indices crescentes e/ou decrescentes de criminalidade. Maioridade penal. Aumento de escolaridade. Analfabetismo funcional. Qualidade do ensino. Papel das escolas e professores. Índices de mortalidade. Formação de médicos. Vacinas, doenças contagiosas, prevenção. 
Tema: A juventude no século XXI. A partir de trechos ou imagens sobre a Tragédia de Santa Maria (Boate Kiss), Jornada Mundial da Juventude e a presença/protagonismo dos jovens nos Protestos de Junho de 2013.
Tema: Petróleo.A partir de trechos ou imagens sobre os 60 anos da criação da Petrobras, 40 anos da Primeira Crise do Petróleo e o Pré-Sal.
Tema: Mobilidade urbana. A partir de trechos ou imagens sobre os engarrafamentos na cidade de São Paulo (opção por transporte individual), problemas para ampliar as linhas de metrô/ônibus e os Protestos de Junho de 2013 exigindo melhoria na mobilidade urbana.
Tema: As leis trabalhistas no Brasil. A partir de trechos ou imagens sobre os 70 anos da CLT, a PEC das Domésticas e a diminuição das taxas de desemprego nos últimos anos (aumento do emprego formal).
Tema: Direitos humanos no Brasil. A partir de trechos ou imagens sobre o AI-5 (1968 – 45 anos), os abusos de autoridade em pleno século XXI e a atuação da Comissão da Verdade.
Tema: Violação da privacidade. A partir de trechos ou imagens sobre o ex-funcionário da CIA Edward Snowden, das revelações de Julien Assange (Wikileaks), das divulgações de grampos realizados pela justiça e fotos não autorizadas divulgadas na internet (ex. Carolina Dieckmann).
Tema: Água e sustentabilidade. A partir de trechos ou imagens sobre 2013 ser o ano internacional da água, o Brasil como um dos maiores reservatórios de água potável e a seca no nordeste (considerada uma das maiores de todos os tempos).

domingo, 13 de outubro de 2013

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Atleticano, por Fred Melo Paiva

Aqui, não! Aqui, não!

Se a torcida do Cruzeiro imagina empanar o título de campeão da América conquistando o Brasileiro, o time deles mostrou ser conhecedor da geografia. 

E sendo o Brasil menor do que a América, trataram de nos respeitar, como deve ser, fazendo cera quando tava zero a zero. 

Gostei foi daquele locutor do Cruzeiro perguntando, na Itatiaia, se a equipe celeste tinha medo do Galo. Uai, meu filho, no Horto quem não tem medo tá morto. 

Sem quatro de seus principais jogadores, sem nenhuma ambição no campeonato, o Galo foi o senhor do jogo-treino no primeiro tempo. E o Cruzeiro, como bem disse o locutor, comportou-se "como time pequeno", sem chutar a gol uma única vez. 

Enquanto isso, voava de tudo no setor do Galo na Veia, localizado sob a torcida do Cruzeiro. Como bem disse uma menina no Twitter: depois nego apanha, e vem reivindicar a Lei Maria da Penha. E a PM, meus amigos, cadê? 

No segundo tempo o mistão do Galo voltou pro seu rachão do mesmo jeito, embora tenha tomado um susto a 1 minuto. Ainda bem que Giovanni é o segundo melhor goleiro de Minas. 

Enquanto o Fred Mercury errava seus lances, os zagueiros Emerson e Leonardo Silva faziam excelente partida. 

E a gente só perdendo gol, com o nosso Coalhada consagrando as Mãos de Alface. E o Tardelli comendo a bola. 

Mas bem ao nosso estilo, aos 40 do segundo tempo, veio o gol do merecimento master. O golaço desse fenomenal Fernandinho, que caiu como luva nesse Melhor Atlético de Todos os Tempos. 

Depois de marcar, Fernandinho bateu a mão no chão e falou: "Aqui não, aqui não". É, meu amigo, você já entendeu. 

E o roteiro dos sonhos que eu cantei há alguns dias começa a se desenhar: vem aí a grande derrocada, um épico ao contrário estrelado pela turma do Pato Donald. 

Ave Maria! Eu adoro vocês!
    

Confira dicas de como escrever uma boa redação no Enem - Guia do Estudante

Confira dicas de como escrever uma boa redação no Enem - Guia do Estudante

domingo, 15 de setembro de 2013

Possíveis temas para a redação no ENEM 2013

Rio+20 : Em junho, o Rio de Janeiro sediou a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O evento reuniu líderes mundiais e movimentos da sociedade civil para discutir o tema. No final foi aprovado o documento final "O Futuro que Queremos", considerado um avanço pelo governo brasileiro, mas criticado pelos movimentos sociais. A EBC acompanhou todo o evento e você pode ler sobre o tudo o que aconteceu no nosso hotsite.

O filme com insultos ao profeta Maomé segue criando protestas no mundo árabe. A autoria do vídeo ainda é um mistério (Reprodução)

Conflitos no mundo árabe: Há 19 meses, aSíria vive sob clima de guerra devido à disputa política entre o governo do presidente Bashar Al Assad e a oposição. A estimativa é que mais de 25 mil pessoas morreram, segundo organizações não governamentais. No último mês, um novo elemento acirrou os ânimos na região: um vídeo produzido por um americano que ofende o profeta Maomé foi o estopim para dezenas de protestos em países árabes.
Monteiro Lobato e as polêmicas dos livros didáticos: grupos do movimento negro tentam no Supremo Tribunal Federal (STF) impedir que o livro "Caçadas de Pedrinho", de Monteiro Lobato, seja distribuído às escolas públicas por meio de um programa do Ministério da Educação (MEC). O argumento é que a obra traz conteúdos racistas que não deveriam ser propagados às crianças. Não é a primeira vez que o conteúdo de livros didáticos são alvo de polêmica.

Obras em Belo Monte estão suspensas por determinação judicial (Wikipedia/Creative Commons)
Usina de Belo Monte: desenvolvimentoversus preservação. Esse tema tem sido uma constante nas últimas provas do Enem. Saber defender os argumentos prós e contras à construção de grandes empreendimentos como a Usina de Belo Monte é importante, por exemplo, na prova de redação. Saiba maissobre as brigas nas Justiça e os vários pontos de vista envolvidos na construção da usina no Rio Xingu.
Lei da Ficha Limpa: Este é o primeiro ano em que a Lei da Ficha Limpa vale de verdade. Você sabe o que ela prevê? Quais são os ganhos para o sistema político brasileiro com a nova legislação? Veja reportagem da TV Brasil o assunto.
Lei de Cotas: Em agosto foi sancionada a lei que estabelece uma reserva de 50% das vagas nos processos seletivos de universidades e institutos federais para alunos que cursaram todo o ensino médio na escola pública. A nova legislação cria uma única política de ação afirmativa, já que até hoje as instituições de ensino usavam diferentes modelos para garantir o acesso de grupos da população ao ensino superior. Entenda a Lei de Cotas.

Milhares vão às ruas na Espanha em protesto do 25s (Fotomovimiento / Creative Commons)
Crise e protestos na Europa: a crise do Euro, os cortes em programas sociais e as altas taxas de desemprego estão levando os europeus às ruas para protestar. Váriosmovimentos têm surgido em diversos países, principalmente Espanha, Grécia e mais recentemente Portugal. Entenda melhor esse cenário e quais são as reivindicações da população em debate com o sociólogo português Carvalho da Silva.
Comissão da Verdade: neste ano começou a funcionar um grupo de trabalho para investigar as violações aos direitos humanos cometidas por agentes do Estado durante a ditadura militar. É composta por sete membros e terá duração de dois anos. A comissão terá o direito de convocar vítimas ou acusados das violações para depoimentos, ainda que a convocação não tenha caráter obrigatório. Também tem acesso a todos os arquivos do poder público sobre o período, mas não terá o poder de punir ou recomendar que acusados sejam punidos. Leia mais sobre o trabalho da comissão.
Lei de Acesso à Informação: a legislação que entrou em vigor neste ano tem como objetivo garantir aos cidadãos brasileiros acesso aos dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário. Qualquer órgão público é obrigado a prestar as informações solicitadas em até 20 dias.  Além de regulamentar o acesso a dados do governo, a lei determina o fim do sigilo eterno de documentos oficiais. O prazo máximo de sigilo foi limitado a 25 anos para documentos ultrassecretos, a 15 anos para os secretos e a cinco para os reservados. Assista programa da TV Brasil sobre o tema.

A interação em redes e privacidade na internet já foram tema de prova do Enem (Johannes Fuchs/Creative Commons)
Novas tecnologias: no último Enem, o tema da redação foi “Viver em Rede”. O objetivo era que os alunos escrevessem sobre os limites entre o público e o privado no contexto atual. As redes sociais, as novas tecnologias e a forma como esses instrumentos estão modificando a sociedade estiveram muito presentes na última prova. Não custa estudar de novo. Aqui nesse programa do Plantão Enem você encontra boas dicas sobre o assunto. 
O centenário de Nelson Rodrigues: Marcado pelos memoráveis trabalhos no teatro e criação de crônicas, Nelson Rodrigues completaria 100 anos em agosto de 2012. Nascido em 23 de agosto de 1912 em Recife (Pernambuco), Nelson Falcão Rodrigues se mudou aos quatro anos para o Rio de Janeiro. Rodrigues morreu na capital carioca em 1980, aos 68 anos. Ele foi autor de frases polêmicas como 'Toda unanimidade é burra '. Veja reportagem especial da TV Brasil sobre o escritor.


O ex-presidente do Paraguai, Fernando Lugo (Antonio Cruz/ABr)
Impeachment no Paraguai: em junho deste ano a América Latina foi surpreendida por um processo de impeachment relâmpago no Paraguai que tirou do poder o agora ex-presidente, Fernando Lugo. Considerado por alguns países como golpe, o caso levou à suspensão do Paraguai do Mercosul e do Grupo de Alto Nível da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). A decisão foi um protesto político à forma como as autoridades paraguaias conduziram o processo contra Lugo. Para os nove governos que apoiam a suspensão, Lugo não teve tempo hábil para se defender e houve a ruptura da democracia no país. Entenda melhor o caso.
O bóson de Higgs: em julho, cientistas da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern, sigla em francês) anunciaram a comprovação da existência da partícula subatômica bóson de Higgs, considerada chave para entender a origem do universo e a formação da matéria. A existência do bóson de Higgs foi cogitada há cerca de 50 anos, quando a teoria chamada Modelo Padrão sobre o funcionamento do universo especulou que o cosmo foi resfriado após o Big Bang e uma força invisível, conhecida como Campo de Higgs, formou junto de partículas associadas os tais bósons de Higgs, que transferiram massa para outras partículas fundamentais de todas as matérias que conhecemos.

Momento da demolição dos pavilhões do Carandiru (Sergio Andrade/Divulgação)
Vinte anos do massacre do Carandiru: há 20 anos, em outubro de 1992, mais de 300 policiais - sem insígnias e crachás de identificação – invadiram o pavilhão 9 da Casa de Detenção de São Paulo, o extinto Carandiru, e executaram 111 detentos que tinham se rebelado após uma desavença interna entre os presos. Ninguém foi punido pelo episódio, conhecido como o Massacre do Carandiru. O caso foi tema de livro e filme e também pode estar na sua prova. Leia série de matérias da Agência Brasil sobre o assunto.


Em 2012 foi comemorado o aniversário de 110 anos de nascimento de Drummond (Reprodução/TV Brasil)
Carlos Drummond de Andrade: Neste ano foi comemorado 110° aniversário de nascimento de Carlos Drummond de Andrade. Sob a influência dos modernistas de 1922, ele inovou na linguagem e nos temas. Como poucos, Drummond soube extrair poesia dos acontecimentos banais, dos gestos simples da vida, do seu cotidiano e da paisagem que o cercava. Fez uma poesia simples e ao mesmo tempo grandiosa. Por isso tornou-se um autor popular e ao mesmo tempo admirado e enaltecido pela crítica.

domingo, 8 de setembro de 2013

Possíveis TEMAS para a Redação do ENEM 2013

1 – Redução da maioridade penal: Como todos sabem, a violência urbana é um dos maiores problemas do nosso país. Uma das medidas que vem sendo amplamente discutida nos últimos tempos é a redução da maioridade penal. E você é contra ou a favor?
2 – Importação de médicos: O Ministério da Saúde estuda a possibilidade de importar médicos de outros países. Essa tentativa, segundo o próprio ministro da saúde, visa amenizar a escassez desses profissionais nas regiões mais carentes. Em contrapartida, muitos protestos contra a possível medida já apareceram em diversos cantos do Brasil. Que tal estudar a polêmica um pouco mais a fundo?
3 – Morte de Hugo Chávez: Após mais de um ano e meio de luta contra o câncer, no dia 5 de março de 2013, faleceu Hugo Chávez. A repercussão e as consequências da morte do presidente da Venezuela não podem estar ausentes no repertório daqueles que vão prestar o Enem.
4 – MP dos portos: Você sabia que a Medida Provisória 595, que vai definir as formas de exploração dos portos e instalações portuárias do país, já sofreu mais de 150 modificações? Aliás, você sabe o que são os TUPs? Se você não entendeu muito bem do que estamos falando, é bom se atualizar desse polêmico assunto!
5 -Ameaça de ataque nuclear norte-coreano: Você não leu errado, não. A Coréia do Norte voltou a ameaçar a vizinha Coreia do Sul e os Estados Unidos de ataques com armas nucleares. Além de poder virar tema da redação, esse assunto tem tudo para aparecer em questões de geografia.
6 – Tragédia em Santa Maria: A morte de 242 jovens na boate Kiss foi amplamente noticiada na mídia nacional e internacional. Fatalidade ou negligência? É bom ir preparando seus argumentos caso os examinadores decidam lembrar, na hora da prova, de um dos episódios mais tristes da história do Brasil.
7 – Margaret Thatcher: A morte da mulher que foi primeira-ministra do Reino Unido durante mais de 10 anos pode aparecer tanto na redação quanto nas questões objetivas do Enem de 2013. Seria interessante conhecer um pouco mais da biografia da política que se tornou um dos maiores símbolos da Inglaterra, não acha?
8 – Atentado em Boston: No dia 15 de abril de 2013, duas bombas foram detonadas na Maratona de Boston matando três pessoas e ferindo mais de 170. Você sabe quem foi autor e quais os motivos levaram a esse ataque terrorista?
9 – Eutanásia: A prática pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurável de maneira controlada e assistida por um especialista sempre é motivo de polêmica e controvérsia, pois representa atualmente uma complicada questão de bioética e biodireito. E aí, qual a sua opinião?
10 – A mulher do século XXI: Cada ano que passa a mulher vem ganhando mais espaço na nossa sociedade. Mas ainda existem diversos desafios e conquistas pela frente. Elas, em geral, continuam ganhando menos e sofrendo diversos preconceitos quanto à liberdade sexual. Um prato cheio para o tema da redação, não acha?
11 – Doação de órgãos: Outro assunto polêmico ligado à saúde. Questões religiosas, muitas vezes, indo ao encontro de curas e tratamentos médicos. Listas gigantescas de pacientes a espera de órgãos. A burocracia para se tornar, de fato, doador. Vários pontos justificariam esse assunto como tema de redação.
12 – Trabalho (leis e direitos): Muitos estudiosos afirmam que nossas leis trabalhistas são antigas, e, às vezes, inadequadas. Recentemente foi aprovada a PEC das domésticas. Pode ter certeza que vários pontos desse assunto você deve se atualizar para não ser pego de calça curta!
13 – Consumo de água: Várias pesquisas mostram que água potável é um bem que pode acabar.  Com isso, o consumo consciente e a racionalização do uso da água, mesmo no Brasil, são assuntos atuais e fundamentais em toda esfera global. Você sabia, por exemplo, que o maior consumidor de água é os EUA e seu principal aquífero (Ogallala), responsável por um quinto das terras irrigadas no país, vem sofrendo grandes baixas por causa da exploração humana?
14 – Obsolescência planejada: Você pode até não saber o que é, mas certamente já foi vítima dela! A obsolescência programada acontece quando há uma ação deliberada da empresa fabricante que força o cliente a adquirir um novo modelo do bem. É o caso dos aparelhos domésticos ou equipamentos eletrônicos. Não acha interessante ler um pouco sobre o assunto?
15 – Grandes eventos esportivos no Brasil: A confirmação da realização da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e Olimpíadas em 2016 foram apontados, por muitos, como assuntos favoritos para o tema da redação do ano passado (2012). Apesar da expectativa, não apareceram. Mas quem garante que esse ano não possam ser cobrados?
16 – Obesidade: A preocupação não é apenas com a estética. Muitas pessoas que estão com excesso de peso apresentam alterações nos níveis de colesterol, e, consequentemente, problemas cardíacos. Atualmente, a obesidade transformou-se num problema sério de saúde, numa epidemia que se alastra e já atinge parte expressiva da população, nas mais variadas faixas de idade. As causas são muitas, principalmente os hábitos alimentares baseados no fast food, salgadinhos e guloseimas, além de horas passadas em frente da televisão (sedentarismo).

17 – Consumismo infantil / publicidade para crianças: Vale a pena entender e estudar toda a problemática da publicidade de alimentos considerados não saudáveis, que correspondem a mais da metade das publicidades dirigidas às crianças brasileiras. Seus altos investimentos a fim de fidelizar o público infantil, fogem do controle social e causam diversos efeitos colaterais indesejáveis, como por exemplo, a obesidade infantil.
18 - Esporte: Motivado pela Copa das Confederações neste ano, pela Copa do Mundo em 2014 e pela Olimpíada em 2016 no Brasil, se o esporte aparecer como tema, é importante que o aluno o defenda como uma forma de incluir minorias na sociedade. Vale mostrar o esporte como um meio para obter saúde física e mental, falar em pessoas portadoras de deficiência que conseguem se incluir em um grupo estimuladas pelo esporte e contar histórias de jovens carentes que, por meio do esporte, tiveram acesso aos estudos. No entanto, histórias particulares ou de pessoas próximas não são válidas como argumento: ao citar alguém em particular, é preciso dar nome a entidades ou pessoas famosas, para que o corretor tenha certeza de que o aluno não está inventando uma história. 
Ao escrever sobre a Copa na redação, a professora Ester Chapiro, da Central de Professores - Soluções Pedagógicas, alerta que tanto pontos positivos quanto negativos devem ser justificados com argumentos embasados na realidade. A questão da inclusão social do esporte, no entanto, precisa aparecer no texto, caso contrário o aluno estará fugindo do tema proposto
19 - Transporte público: Estopim para a explosão das manifestações no Brasil, que desde o início protestavam contra o aumento das tarifas de ônibus e metrô, a questão da mobilidade urbana pode requerer soluções de candidatos na redação do Enem. Primeiro, é importante que o aluno mostre como essa questão interfere na vida dos cidadãos brasileiros. Além disso, é fundamental propor soluções sustentáveis e que não exijam gastos públicos exagerados.
Mais do que apontar os problemas, a prova exige do aluno uma proposta de solução. Como sugere a professora Ana Paula Anghinoni Ramos, do Sistema Elite de Ensino, o ideal é citar exemplos de países onde o transporte público é eficiente, como Inglaterra e Holanda. Outro caminho para sair do senso comum é citar meios de transporte alternativos, como bicicletas ou grupos de caronas organizados por meio de redes sociais.
20 - Participação da juventude: Os protestos no Brasil em 2013, que surgiram inicialmente para contestar os aumentos nas tarifas de transporte público, ganharam força com a participação dos jovens e servem como mote para a redação no Enem. Espera-se que o aluno mostre argumentos que apontem o jovem como agente transformador que, além de ter consciência cidadã, intervém com ações práticas.
Além da questão dos protestos, a professora Marina Loureiro, do Curso Miguel Couto, recomenda que o candidato cite outras ações, como a participação do jovem como eleitor e a importância do voto consciente. Outro caminho possível é mostrar ações concretas de grupos voluntários formados por jovens, que prestam solidariedade a outros grupos. Marina ressalta que, nos dois ou três parágrafos de desenvolvimento, entre a introdução e a conclusão, é necessário apresentar mais de um argumento concreto que mostre o jovem como agente transformador da sociedade.
21 - Saúde: Em 2013, motivado pelas manifestações populares que se espalharam pelo País, o governo brasileiro anunciou uma série de medidas relacionadas à questão da saúde pública. Entre as principais, o Brasil vai importar médicos estrangeiros para amenizar a escassez de profissionais nas regiões mais carentes, e estudantes de medicina de faculdades públicas e privadas terão que trabalhar dois anos no SUS para ter o diploma. Na redação do Enem, espera-se que o aluno faça uma reflexão a respeito da importância de priorizar a saúde, e que ele proponha possíveis soluções com base em sua realidade.
A professora Talita Aguiar, do Curso Progressão Autêntico, alerta que é preciso tomar cuidado com os argumentos usados em eventuais críticas a medidas do governo. "O aluno não é obrigado a falar bem do governo, mas as críticas devem ser bem fundamentadas e é preciso trazer exemplos concretos positivos, para não unilateralizar a argumentação", explica. Para isso, é bom estar a par de setores da saúde que funcionam, como o programa de vacinação.
22 - Inclusão digital na escola: Escolas particulares e públicas estão cada vez mais preocupadas em incluir tecnologias digitais na educação. Neste ano, o Ministério da Educação investiu em tablets para professores da rede pública, que podem não só ser um material didático, mas também estimular uma nova forma de educar. Se o tema da redação do Enem envolver tecnologia e educação, espera-se que o aluno aponte ações práticas que vêm sendo realizadas pelo governo ou por instituições privadas. Além de novas ferramentas, outro caminho possível é ressaltar os cursos de educação a distância, que vem crescendo, e usar um artifício chamado argumento analógico, quando o aluno compara gerações diferentes.
Argumentos contra o uso da tecnologia, neste caso, só funcionam se estiverem muito bem embasados e se o aluno fizer um contraponto com outros argumentos positivos. "É possível fazer uma defesa parcial, dizer que há aspectos positivos e negativos, mas é preciso que haja mais argumentos positivos, que concordem com o enunciado do tema", ressalta a professora Marina Loureiro. Apenas dois argumentos, um positivo e um negativo, não são suficientes, pois o Enem exige que o aluno escreva uma dissertação opinativa, não apenas expositiva. 

23 - A participação do jovem na sociedade: Os protestos no Brasil em 2013, que surgiram inicialmente para contestar os aumentos nas tarifas de transporte público, ganharam força com a participação dos jovens e servem como mote para a redação no Enem. Espera-se que o aluno mostre argumentos que apontem o jovem como agente transformador que, além de ter consciência cidadã, intervém com ações práticas.

Além da questão dos protestos, a professora Marina Loureiro, do Curso Miguel Couto, recomenda que o candidato cite outras ações, como a participação do jovem como eleitor e a importância do voto consciente. Outro caminho possível é mostrar ações concretas de grupos voluntários formados por jovens, que prestam solidariedade a outros grupos. Marina ressalta que, nos dois ou três parágrafos de desenvolvimento, entre a introdução e a conclusão, é necessário apresentar mais de um argumento 

15 filmes que vão te ajudar a estudar para o ENEM


Mais que entretenimento, um bom filme pode ser de grande ajuda na hora de estudar para o vestibular ao abordar temas e momentos históricos. Veja agora uma lista com 15 filmes que são uma verdadeira aula.
  • Mississipi em Chamas (1988) - A segregação racial nos Estados Unidos é o tema deste filme, que mostra a investigação das mortes de três militantes dos direitos civis, numa pequena cidade norte-americana.
  • Lincoln (2012) - Mais recente obra da lista e o segunda de Steven Spielberg, o filme narra a luta do presidente norte-americano Abraham Lincoln pelo fim da escravidão nos Estados Unidos e o consequente término da guerra civil.
  • Missing - Desaparecido, um grande mistério (1982) - Este filme norte-americano conta a história do desaparecimento de Charles Horman, um jornalista que vivia no Chile na época do golpe militar de 1973, que derrubou o presidente Salvador Allende.
  • Lawrence da Arábia (1962) - Outro filme que sempre é citado como um dos maiores de todos os tempos. Nele, conhecemos o militar britânico T.E. Lawrence, que durante a Primeira Guerra Mundial teve um importante papel nas lutas que ocorreram na península arábica.
  • Sonhos Tropicais (2001) - Baseado num romance de Moacyr Scliar, esse drama conta a história do sanitarista Oswaldo Cruz e narra os acontecimentos que levaram a Revolta da Vacina, importante conflito brasileiro do começo do século 20.
  • Central do Brasil (1998) - Um dos mais famosos filmes brasileiros, Central do Brasil entra na lista ao mostrar a viagem de Dora e Josué até o sertão nordestino. O filme retrata um pouco da vida das pessoas que se mudam de estado em busca de melhores condições.
  • Lamarca (1994) - A vida do guerrilheiro e militar Carlos Lamarca, um dos líderes da luta armada contra a ditadura militar, é o tema deste filme. Ele largou o exército para se tornar um dos comandantes da Vanguarda Popular Revolucionária, em 1969.
  • O Nome da Rosa (1986) - Esse clássico do cinema mostra como era a vida num mosteiro durante a Idade Média. Conflitos religiosos e questões sexuais são alguns dos temas retratados na obra, que mostra a investigação das mortes de sete monges que viviam no mosteiro.
  • Desmundo (2003) - Baseado do livro da escritora cearense Ana Miranda, Demundo mostra como foi o começo da colonização portuguesa no Brasil. Nessa época, a coroa portuguesa enviava órfãs para cá, numa tentativa de frear a miscigenação dos portugueses com índios.
  • Xingu (2012) - A Marcha Para o Oeste, política do governo Getúlio Vargas para incentivar a população a migrar para o centro do Brasil, é retratada nesse filme. Xingu narra parte desse processo, ao contar a história dos irmãos VIlas-Bôas na expedição Roncador-Xingu, parte da marcha getulista. O primeiro contato com tribos isoladas e a criação do Parque Nacional do Xingu também aparecem na obra.
  • Monty Python em Busca do Cálice Sagrado (1975) - Essa obra britânica conta a lenda do Rei Arthur e a busca pelo Cálice Sagrado de forma irônica. É uma boa forma de rir e ao mesmo tempo mergulhar na Idade média, época de cavaleiros, bruxas, príncipes e reis.
  • Adeus, Lenin (2002) - O que aconteceu na Alemanha Oriental após a queda do muro de Berlim? Esse é um dos temas do filme Adeus Lenin, que conta a história de uma apoiadora do comunismo que fica em coma durante a queda do muro. Quando ela acorda, meses depois, seus filhos fazem de tudo para impedir que ela perceba a mudança, evitando um choque que poderia ser fatal.
  • A Lista de Shindler (1993) - Simplesmente um dos maiores filmes da história do cinema. O longa de Steven Spielberg fala sobre nazismo e holocausto. Conta a história de Oskar Schindler, um empresário alemão que ajudou a salvar as vidas de mais de mil judeus ao dar emprego para eles numa fábrica, durante a Segunda Guerra Mundial.
  • O que é isso companheiro? (1997) - Momento marcante na luta armada contra a ditadura militar, o sequestro de Charles Elbrick, o embaixador norte-americano no Brasil durante parte dos anos de chumbo, é narrado nesse filme. O que é isso, companheiro? foi inspirado no livro livro de mesmo nome, de Fernando Gabeira.
  • Olga (2004) - A cinebiografia da judia alemã Olga Benário Prestes foi dirigida por Jayme Monjardim. Militante comunista e companheira de Luís Carlos Prestes, Olga foi deportada para a Alemanha nazista durante o governo Getúlio Vargas. Presa num campo de extermínio, ela foi morta em 1942.

domingo, 25 de agosto de 2013

REDAÇÃO ENEM

REDAÇÃO ENEM
O que vale nota

1. Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos  direitos humanos


Quais as razões para se atribuir nota 0 (zero) a uma redação?
A redação receberá nota 0 (zero) se apresentar uma das características a seguir:

Æ Fuga total ao tema; 
Æ Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
Æ Texto com até 7 (sete) linhas;
Æ Impropérios, desenhos ou outras formas propositais de anulação;
Æ Desrespeito aos direitos humanos (desconsideração da Competência 5); e
Æ Folha de redação em branco, mesmo que tenha sido escrita no rascunho

Dicas Importantes:
Æ Para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas, a cópia parcial dos textos motivadores ou de questões objetivas do caderno de prova acarretará a desconsideração do número de linhas copiadas;
Æ Procure escrever sua redação com letra legível, para evitar dúvidas no momento da avaliação;
Æ O título é um elemento opcional na produção da sua redação





Essência do ENEM:
Æ Consensos; (sempre com a maioria)
Æ Meio Ambiente;(sempre a favor)
Æ Saúde; (Dá lição de moral: não pode beber, fumar, se drogar, etc)
Æ Direitos Humanos; (Pró-pobre, pró-minorias)
Æ Justiça Social; (A favor da integração social).
Para tornar o item VERDADEIRO (palavras inclusivas):
Æ Predominantemente;
Æ Geralmente;
Æ A principio;
Æ Em geral;
Æ Em regra;
Æ Pode;

Para tornar o item FALSO (palavras exclusivas):
Æ Garante;
Æ Sempre;
Æ Nunca;
Æ Obrigatoriamente;
Æ Somente;
Æ Unicamente;
Æ Tão-só;
Æ Tão-somente;

Æ Exclusivamente;

sucesso

Não sou otário....

Reflexão...

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Portal_daMassa: Dramaticigalo

Portal_daMassa: Dramaticigalo: O Clube Atlético Mineiro será o Campeão da Taça Libertadores da América 2013. Tal convicção dá-se, principalmente, pela história do nosso ...

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Portal_daMassa: Agora é a final

Portal_daMassa: Agora é a final: Comovente, épico, suado. Qualquer que seja o adjetivo, o dia 10 de julho de 2013, como escrevi na última coluna, ficará marcado para sempre...

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Portal_daMassa: É a hora de lutar, lutar, lutar

Portal_daMassa: É a hora de lutar, lutar, lutar: Sem dúvidas, as últimas apresentações do nosso Galo tem, no mínimo, nos preocupado. Todavia, não é a hora de lamúrias, desculpas ou ignorâ...

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Enem terá correção mais rigorosa este ano, diz MEC; veja as mudanças - Guia do Estudante

Enem terá correção mais rigorosa este ano, diz MEC; veja as mudanças - Guia do Estudante

Enem terá correção mais rigorosa este ano, diz MEC; veja as mudanças

Confira algumas das mudanças:
- Inserções indevidas no texto (como receita de miojo ou hino de time de futebol) serão zeradas;
- Só serão aceitos desvios gramaticais excepcionais e que não caracterizem reincidência.
- A discrepância de nota dada pelos dois corretores da redação só precisa ser superior a 100 pontos para que ela seja corrigida por um terceiro. Antes, era preciso haver uma diferença de nota superior a 200 pontos. Com isso, a expectativa é que uma a cada três redações vá para um terceiro avaliador – antes, o índice era de aproximadamente 21%.
- Os avaliadores terão mais horas de treinamento para a correção das provas.
- Os corretores precisarão dar justificativa para a nota máxima na redação (que é mil) e para erros gramaticais aceitos (por serem considerados exceção).

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Estrutura-base da Dissertação


Estrutura-base da Dissertação
OBJETIVO:
Ø Posicionamento e Proposta de intervenção / solução;
Ø Requer reflexão, leitura de mundo e persuasão;

TEMA:
Ø Amplo e abrangente;
Ø Serve de delimitador para o assunto / ponto de vista escolhido para defesa;

PARÁGRAFO INICIAL
Ø É o índice do texto;
Ø 4 a 7 linhas;
Ø Esquema:
·Frase-tese: É a apresentação do ponto de vista escolhido para a defesa;
·Explicação: Se necessário for, esclarece a frase-tese;
·Argumento 1: Justifica a frase-tese;
·Argumento 2: Valida a frase-tese.

Exemplo:
Diante da barbárie cotidiana, o Brasil deveria acabar com a maioridade penal, possibilitando punição para todos os meliantes, independente da sua idade. Isso inibiria a captação de jovens e crianças para o crime, além de reduzir a sensação de impunidade que vivemos.
PARÁGRAFOS INTERMEDIÁRIOS
Ø  Em geral, monta-se entre 2 (dois) e 3 (três) parágrafos;
Ø  Cada parágrafo montará o processo arguitivo para os argumentos citados na introdução;
Ø  Cada parágrafo deve ter entre 4 a 7 linhas;

Exemplo:
É fato que o acesso da nossa juventude na criminalidade deve-se muito à proteção que a lei lhe confere. Nisso, é imperativo que o Estatuto da Criança e do Adolescente (E.C.A.) seja modificado para que nossos jovens sejam protegidos de agressões e violências que eles sofram, não daquelas que eles possam produzir.
Além disso, o direito inalienável e constitucional de “ir e vir” está sendo retirado do cidadão de bem, em nosso país. Nesse contexto, a possibilidade legal de punir qualquer criminoso resgatará a sensação de segurança perdida.

PARÁGRAFO FINAL
Ø Deve ser montada entre 4 e 7 linhas;
Ø Esquema:
· Ligação de fechamento: É o conectivo de conclusão utilizado para interligar o texto ao seu encerramento:      
·      Portanto;
·      Desse modo;
·      Assim sendo;
·      Diante disso;
·      Ciente do exposto.
· Ratificação da tese: É a frase-tese escrita em outras palavras;
· Desfecho: É o encerramento do texto, apresentando uma proposta de intervenção / solução.
Exemplo:
Portanto, alterar a legislação vigente para possibilitar que jovens sem limites possam ser, severa e proporcionalmente, punidos por seus delitos é, sem dúvida, um grande avanço social. Com isso, as autoridades deveriam aproveitar para reestruturar o sistema educacional brasileiro, no sentido de conscientizar e preparar os nossos meninos e meninas a respeito dos valores éticos e cidadãos para podermos construir uma sociedade mais justa.


TEXTO COMPLETO:

Diante da barbárie cotidiana, o Brasil deveria acabar com a maioridade penal, possibilitando punição para todos os meliantes, independente da sua idade. Isso inibiria a captação de jovens e crianças para o crime, além de acabar com a sensação de impunidade que vivemos.
É fato que o acesso da nossa juventude na criminalidade deve-se muito à proteção que a lei lhe confere. Nisso, é imperativo que o Estatuto da Criança e do Adolescente (E.C.A.) seja modificado para que nossos jovens sejam protegidos de agressões e violências que eles sofram, não daquelas que eles possam produzir.
Além disso, o direito inalienável e constitucional de “ir e vir” está sendo retirado do cidadão de bem, em nosso país. Nesse contexto, a possibilidade legal de punir qualquer criminoso resgatará a sensação de segurança perdida.
Portanto, alterar a legislação vigente para possibilitar que jovens infratores possam ser, severa e proporcionalmente, punidos por seus delitos é, sem dúvida, um grande avanço social. Com isso, as autoridades deveriam aproveitar para reestruturar o sistema educacional brasileiro, no sentido conscientizar e preparar os nossos meninos e meninas a respeito dos valores éticos e cidadãos para podermos construir uma sociedade mais justa.