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Um homem idealista que trabalha com jovens e adultos no sentido de melhorar nosso senso de cidadania e os nossos valores pessoais, sociais, culturais e morais. Valorizo muito a família.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Estrutura-base da Dissertação


Estrutura-base da Dissertação
OBJETIVO:
Ø Posicionamento e Proposta de intervenção / solução;
Ø Requer reflexão, leitura de mundo e persuasão;

TEMA:
Ø Amplo e abrangente;
Ø Serve de delimitador para o assunto / ponto de vista escolhido para defesa;

PARÁGRAFO INICIAL
Ø É o índice do texto;
Ø 4 a 7 linhas;
Ø Esquema:
·Frase-tese: É a apresentação do ponto de vista escolhido para a defesa;
·Explicação: Se necessário for, esclarece a frase-tese;
·Argumento 1: Justifica a frase-tese;
·Argumento 2: Valida a frase-tese.

Exemplo:
Diante da barbárie cotidiana, o Brasil deveria acabar com a maioridade penal, possibilitando punição para todos os meliantes, independente da sua idade. Isso inibiria a captação de jovens e crianças para o crime, além de reduzir a sensação de impunidade que vivemos.
PARÁGRAFOS INTERMEDIÁRIOS
Ø  Em geral, monta-se entre 2 (dois) e 3 (três) parágrafos;
Ø  Cada parágrafo montará o processo arguitivo para os argumentos citados na introdução;
Ø  Cada parágrafo deve ter entre 4 a 7 linhas;

Exemplo:
É fato que o acesso da nossa juventude na criminalidade deve-se muito à proteção que a lei lhe confere. Nisso, é imperativo que o Estatuto da Criança e do Adolescente (E.C.A.) seja modificado para que nossos jovens sejam protegidos de agressões e violências que eles sofram, não daquelas que eles possam produzir.
Além disso, o direito inalienável e constitucional de “ir e vir” está sendo retirado do cidadão de bem, em nosso país. Nesse contexto, a possibilidade legal de punir qualquer criminoso resgatará a sensação de segurança perdida.

PARÁGRAFO FINAL
Ø Deve ser montada entre 4 e 7 linhas;
Ø Esquema:
· Ligação de fechamento: É o conectivo de conclusão utilizado para interligar o texto ao seu encerramento:      
·      Portanto;
·      Desse modo;
·      Assim sendo;
·      Diante disso;
·      Ciente do exposto.
· Ratificação da tese: É a frase-tese escrita em outras palavras;
· Desfecho: É o encerramento do texto, apresentando uma proposta de intervenção / solução.
Exemplo:
Portanto, alterar a legislação vigente para possibilitar que jovens sem limites possam ser, severa e proporcionalmente, punidos por seus delitos é, sem dúvida, um grande avanço social. Com isso, as autoridades deveriam aproveitar para reestruturar o sistema educacional brasileiro, no sentido de conscientizar e preparar os nossos meninos e meninas a respeito dos valores éticos e cidadãos para podermos construir uma sociedade mais justa.


TEXTO COMPLETO:

Diante da barbárie cotidiana, o Brasil deveria acabar com a maioridade penal, possibilitando punição para todos os meliantes, independente da sua idade. Isso inibiria a captação de jovens e crianças para o crime, além de acabar com a sensação de impunidade que vivemos.
É fato que o acesso da nossa juventude na criminalidade deve-se muito à proteção que a lei lhe confere. Nisso, é imperativo que o Estatuto da Criança e do Adolescente (E.C.A.) seja modificado para que nossos jovens sejam protegidos de agressões e violências que eles sofram, não daquelas que eles possam produzir.
Além disso, o direito inalienável e constitucional de “ir e vir” está sendo retirado do cidadão de bem, em nosso país. Nesse contexto, a possibilidade legal de punir qualquer criminoso resgatará a sensação de segurança perdida.
Portanto, alterar a legislação vigente para possibilitar que jovens infratores possam ser, severa e proporcionalmente, punidos por seus delitos é, sem dúvida, um grande avanço social. Com isso, as autoridades deveriam aproveitar para reestruturar o sistema educacional brasileiro, no sentido conscientizar e preparar os nossos meninos e meninas a respeito dos valores éticos e cidadãos para podermos construir uma sociedade mais justa.

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