Quem sou eu

Minha foto
Um homem idealista que trabalha com jovens e adultos no sentido de melhorar nosso senso de cidadania e os nossos valores pessoais, sociais, culturais e morais. Valorizo muito a família.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Procuram-se profissionais com brilho nos olhos

Procuram-se profissionais com brilho nos olhos
Adriana Gomes
terça-feira, 24 de maio de 2011
A
A
A

Mercado aquecido, empresas buscando profissionais em praticamente todos os segmentos e, ainda assim, há vagas que ficam abertas por meses. É fato que falta mão de obra qualificada tecnicamente, porém há um consenso entre os profissionais que trabalham com recrutamento e seleção de que, para algumas atividades, o treinamento técnico é bem possível e eficaz, mas o que está difícil de encontrar mesmo é o “brilho nos olhos”. Isso não se ensina.

Pode parecer subjetivo, mas tentarei explicar da forma mais objetiva possível o que selecionadores e gestores estão buscando quando citam o tal “brilho nos olhos”:

- Entusiasmo
- Motivação
- Interesse
- Vontade de aprender
- Curiosidade
- Persistência
- Determinação
- Querer

Ninguém aprende a ter entusiasmo, da mesma forma que ninguém consegue fingir que tem motivação ou sem parecer falso. Os entrevistadores percebem isso com facilidade.

Atitudes como essas iluminam o rosto, tornam a voz mais intensa, mudam a postura corporal e tudo isso sem que a pessoa tenha muita consciência. É quase um estado de enamoramento. Gostar do que faz faz diferença. Às vezes brinco com meus clientes que, quando a pessoa gosta do que faz, faz pelo simples prazer de fazer. Faz até de graça, mas é bom que a empresa não saiba disso.

Curiosamente, a recompensa financeira vem. Pelo resultado do envolvimento. É um prazer ver alguém executando a tarefa que gosta. Quem faz está tão envolvido que nem percebe o tempo passar.

É nítida a diferença entre aquele que faz o que gosta e aquele que tem que fazer ou que aprendeu a fazer mas sem um querer verdadeiro.

Quando encontro profissionais assim, tenho vontade de conhecer sua história. Na maioria das vezes, o que essas pessoas fazem está alinhado com seus valores mais íntimos, com algo que acreditam, pois percebem  que há valor e sentido no que estão fazendo. Fica a dica. O que faz sentido na sua vida que poderia ser aplicado em uma atividade profissional?

segunda-feira, 30 de maio de 2011

ENEM

Enem 2011 Site Oficial MEC-INEP

Posted under enem by Jefferson on sexta-feira 26 março 2010 at 4:46 pm
- ENEM 2011 SITE OFICIAL MEC-INEP
O site oficial do Exame Nacional do Ensino Médio é organizado pelo MEC, Ministério da Educação, e todas as informações podem ser obtidas através do site oficial do Enem, alem de muitos outros sites também passarem muitas informações sobre o exame nacional do ensino médio, as informações oficiais e das datas corretas só estão disponíveis no site oficial, pois as informações oficiais devem ser passadas, pelo órgão responsável, os outros sites podem ate trazer algumas informações verdades, mais é sempre melhor conferir no site do MEC.
Alem de informações oficias também é possível encontrar no site oficial as provas antigas, alguns documentos que mudaram a regra no Enem e também alguns simulados separados por matéria para que os alunos que estão se preparando para a prova possam fazer o download para estudar e assim fazer uma prova melhor com mais a facilidade e entender um pouco melhor como a prova é aplicada ou o que cairá nas provas.
Neste site oficial também é possível ver as datas que estão previstas para:
Inscrição 2011 no link abaixo;
- As provas estão previstas para 22 e 23 de outubro de 2011.
A respeito das taxas que devem ser pagas além de informações como, quem pode prestar o exame, como funciona a prova, e quais são os benefícios de quem se da bem na prova,  no site também estão disponíveis as listas dos últimos aprovados no exame nacional e as medias dos alunos de cada estado.
Entrar no site www.enem.inep.gov.br/ e conferira todas as informações que poderão ser necessárias para você, e para seus alunos também.

Devolva o meu sotaque!

Crônicas

Enviado por Téta Barbosa - 
30.5.2011
 | 14h48m
GERAL

Devolva o meu sotaque!

Sou do Recife, a maior cidade pequena do mundo. Por aqui, mania de grandeza é bóia: temos o maior Shopping da América Latina (improvável), a maior avenida em linha reta do Brasil (duvide-o-dó), o maior bloco de carnaval ao ar livre do planeta (vá lá, esse pode até ser), somos recordistas em ataques de tubarão, temos o canal mais fedorento do mundo (isso eu tenho quase certeza que é verdade) e que, além de fedorento tem as únicas comportas em forma de caranguejo do universo.
É assim, a gente se orgulha de tudo, uma resenha.
Ok, exagero, eu sei! Deixemos esse bairrismo exacerbado de lado, mas precisei exemplificá-lo para que você, leitor de qualquer outra parte do mundo, entenda como a gente fica arretado ao ver o galã da telenovela das seis dizer um VISSE no lugar errado, com a entonação errada, na frase errada!
Nada contra essa “nordestinização” globalizada. Mas, já que vai fazer, movéi, que faça direito. Ainda não vi na história novelística brasileira, um ator/atriz (Suzanna Vieira inclusive e principalmente) que tenha entoado um sotaque de forma convincente.
A historinha televisiva é bonita, tem uma direção de arte linda, figurino interessante, mas porque, eu pergunto, insistir nesse danado desse sotaque que atores cariocas/paulistas não dominam? Vôte!
Não podia ser simplesmente como a outra telenovela que se passava na Índia, mas que todo mundo falava português? Licença poética! É de mentirinha, a gente já sabe disso, então pode tudo. Só não pode grear com sotaque dos outros. Sem fuleragem, né?
A gente já tem que engolir ser chamado de “paraíba” a vida toda (nada contra, muito pelo contrário, amo meus vizinhos paraibanos) mas, cada um no seu quadrado!
Sabe aquela aula de geografia que você faltou? Pois foi justamente nela que ensinava que Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Ceará são lugares DIFERENTES. Parecidos, mas diferentes.
Já pensou eu chegar no Rio chamando carioca de paulista? Tu não ia estilar?
- Oxe, mas é bem pertinho e (pra gente) o sotaque é quase igual. Pode não?
Pode não! Paraibano é paraibano e pernambucano é massa. Eita, deixei escapar odanado do bairrismo que tava escondido debaixo do tapete, foi mal aí, movéi.
Desculpem o arrudeio, mas é porque OXE e EITA são assuntos importantes pelas bandas de cá, VISSE?

Téta Barbosa é jornalista, publicitária, mora no Recife e vive antenada com tudo o que se passa ali e fora dali. A partir de hoje escreverá aqui sempre às segundas-feiras sobre modismos, modernidades e curiosidades. Ela também tem um blog -Batida Salve Todos