Quem sou eu

Minha foto
Um homem idealista que trabalha com jovens e adultos no sentido de melhorar nosso senso de cidadania e os nossos valores pessoais, sociais, culturais e morais. Valorizo muito a família.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Assuntos que podem aparecer nas provas do ENEM

Não basta conhecer as regras ortográficas para se dar bem na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, nas outras matérias muitos textos podem ser aproveitados para encaixar questões de Ciências, Matemática ou Português. Os candidatos devem estar atualizados em relação à realidade social, política e econômica do país e eventos internacionais e conseguir relacionar o assunto com o que foi aprendido durante o ano letivo.
Os alunos devem lembrar que na redação precisam defender uma ideia e apresentar seus argumentos.
Abaixo listaremos alguns assuntos que são possíveis temas para a redação ou simples questões  do Enem 2013 e que devem ser estudados e aprofundados pelos candidatos.
Sustentabilidade, Aquecimento global e catástrofes naturais
Os temas principais devem cobrir: economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. Correlação ou não entre o aquecimento global, as catástrofes naturais e a responsabilidades dos índivíduos, empresas e governos no aquecimento. Resíduos sólidos, poluição, queimadas...
Crise econômica mundial
A crise na zona do euro e nos EUA parece dar sinais de estar perto do fim, mas essa crise financeira sem precedentes ainda provoca efeitos graves, principalmente na área do emprego. A Alemanha parece não ser muito afetada. Porque? Os gregos e espanhóis acumulam altos índices de desemprego, entre os jovens esse índice ultrapassa a metade. Para os candidatos é interessante conhecer o histórico dos países e também da união europeia. Quais são e foram as consequências dessa crise para o restante do mundo, inclusive o Brasil.
Eleições, Política, Partidos e Governo
Ano eleitoral em 2014. Movimentos nas ruas podem aparecer em algumas questões, mas como ocorreram no final de junho, talvez não tenha dado tempo de aparecer nas provas. É importante ter em mente a divisão política e administrativa do país e as atribuições de casa um dos poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Já que estamos falando de política, é bom estar atualizado em relação a aspectos éticos, legais e escândalos que surgiram no noticiário.
Tecnologia e mudanças na sociedade
Novos produtos e processos chegando ao mercado em ritmo cada vez mais acelerado. Impactos no dia-a-dia dos cidadãos. Mudanças nas profissões. Teletrabalho. Redes sociais. Monitoramento e espionagem. Exames médicos. Ensino a Distância. Comunicações.
Brasil como sede de grandes eventos esportivos
A Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016 estão provocando uma série de ações do governo e da iniciativa privada. Vamos conseguir fazer algo organizado e que nos encha de orgulho? O sucesso da Olimpíadas de Londres também deve ser lembrado. O esporte de um modo geral como mobilizador e como promotor de saúde.
Educação, Saúde e Segurança
São os temas que mais incomodam os cidadãos no dia-a-dia. Investimentos (ou falta de ) em Educação e Saúde. Indices crescentes e/ou decrescentes de criminalidade. Maioridade penal. Aumento de escolaridade. Analfabetismo funcional. Qualidade do ensino. Papel das escolas e professores. Índices de mortalidade. Formação de médicos. Vacinas, doenças contagiosas, prevenção. 
Tema: A juventude no século XXI. A partir de trechos ou imagens sobre a Tragédia de Santa Maria (Boate Kiss), Jornada Mundial da Juventude e a presença/protagonismo dos jovens nos Protestos de Junho de 2013.
Tema: Petróleo.A partir de trechos ou imagens sobre os 60 anos da criação da Petrobras, 40 anos da Primeira Crise do Petróleo e o Pré-Sal.
Tema: Mobilidade urbana. A partir de trechos ou imagens sobre os engarrafamentos na cidade de São Paulo (opção por transporte individual), problemas para ampliar as linhas de metrô/ônibus e os Protestos de Junho de 2013 exigindo melhoria na mobilidade urbana.
Tema: As leis trabalhistas no Brasil. A partir de trechos ou imagens sobre os 70 anos da CLT, a PEC das Domésticas e a diminuição das taxas de desemprego nos últimos anos (aumento do emprego formal).
Tema: Direitos humanos no Brasil. A partir de trechos ou imagens sobre o AI-5 (1968 – 45 anos), os abusos de autoridade em pleno século XXI e a atuação da Comissão da Verdade.
Tema: Violação da privacidade. A partir de trechos ou imagens sobre o ex-funcionário da CIA Edward Snowden, das revelações de Julien Assange (Wikileaks), das divulgações de grampos realizados pela justiça e fotos não autorizadas divulgadas na internet (ex. Carolina Dieckmann).
Tema: Água e sustentabilidade. A partir de trechos ou imagens sobre 2013 ser o ano internacional da água, o Brasil como um dos maiores reservatórios de água potável e a seca no nordeste (considerada uma das maiores de todos os tempos).

domingo, 13 de outubro de 2013

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Atleticano, por Fred Melo Paiva

Aqui, não! Aqui, não!

Se a torcida do Cruzeiro imagina empanar o título de campeão da América conquistando o Brasileiro, o time deles mostrou ser conhecedor da geografia. 

E sendo o Brasil menor do que a América, trataram de nos respeitar, como deve ser, fazendo cera quando tava zero a zero. 

Gostei foi daquele locutor do Cruzeiro perguntando, na Itatiaia, se a equipe celeste tinha medo do Galo. Uai, meu filho, no Horto quem não tem medo tá morto. 

Sem quatro de seus principais jogadores, sem nenhuma ambição no campeonato, o Galo foi o senhor do jogo-treino no primeiro tempo. E o Cruzeiro, como bem disse o locutor, comportou-se "como time pequeno", sem chutar a gol uma única vez. 

Enquanto isso, voava de tudo no setor do Galo na Veia, localizado sob a torcida do Cruzeiro. Como bem disse uma menina no Twitter: depois nego apanha, e vem reivindicar a Lei Maria da Penha. E a PM, meus amigos, cadê? 

No segundo tempo o mistão do Galo voltou pro seu rachão do mesmo jeito, embora tenha tomado um susto a 1 minuto. Ainda bem que Giovanni é o segundo melhor goleiro de Minas. 

Enquanto o Fred Mercury errava seus lances, os zagueiros Emerson e Leonardo Silva faziam excelente partida. 

E a gente só perdendo gol, com o nosso Coalhada consagrando as Mãos de Alface. E o Tardelli comendo a bola. 

Mas bem ao nosso estilo, aos 40 do segundo tempo, veio o gol do merecimento master. O golaço desse fenomenal Fernandinho, que caiu como luva nesse Melhor Atlético de Todos os Tempos. 

Depois de marcar, Fernandinho bateu a mão no chão e falou: "Aqui não, aqui não". É, meu amigo, você já entendeu. 

E o roteiro dos sonhos que eu cantei há alguns dias começa a se desenhar: vem aí a grande derrocada, um épico ao contrário estrelado pela turma do Pato Donald. 

Ave Maria! Eu adoro vocês!
    

Confira dicas de como escrever uma boa redação no Enem - Guia do Estudante

Confira dicas de como escrever uma boa redação no Enem - Guia do Estudante