Quem sou eu

Minha foto
Um homem idealista que trabalha com jovens e adultos no sentido de melhorar nosso senso de cidadania e os nossos valores pessoais, sociais, culturais e morais. Valorizo muito a família.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

as notícias que podem ser temas de questões da prova do Enem 2011

¡CHUVAS NA SERRA: - As chuvas que castigaram a região serrana do Rio no verão podem aparecer no Enem. Afinal, a prova privilegia temas ligados à urbanização e ao meio ambiente. O impacto da ocupação desordenada de encostas e a erosão do solo estão ligados à tragédia.
¡COPA E OLIMPÍADAS: - Ninguém fala de outra coisa: qual será o legado da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016? O tema pode estar presente em diversas disciplinas. Na matemática, cálculos de geometria plana, como a área de um estádio, ou volume, para saber a quantidade de cimento a ser usada em uma obra, podem ser exigidos. Na geografia é possível tratar de investimentos em infraestrutura nas cidades-sede da Copa, crescimento do turismo e necessidade de qualificação de mão de obra para os eventos.
¡ACIDENTE NUCLEAR: - O terremoto no Japão e a consequente tragédia na usina de Fukushima comoveram o mundo e têm chance de cair no exame. Na parte de Ciências Naturais e suas Tecnologias, a abordagem deve envolver o que provocou o acidente e as medidas tomadas para minimizar a tragédia, assim como os efeitos da radiação e a contaminação da água e do solo. Até mesmo em história o assunto pode estar presente, principalmente relacionado à Segunda Guerra Mundial, durante a qual os Estados Unidos jogaram duas bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, e ao poder de recuperação japonês após os ataques.
¡MEIO AMBIENTE: - No ano que vem será realizada no Rio de Janeiro a conferência sobre o clima Rio 20. Nela, serão discutidas novas metas de redução de emissão de gases causadores do efeito estufa, entre outras medidas. Além disso, o Código Florestal, aprovado na Câmara dos Deputados e em discussão no Senado, provoca polêmica com suas propostas de mudança na legislação para crimes ambientais, exploração em áreas de preservação permanente, entre outras. Os dois temas podem ser abordados nos âmbitos da química, da biologia e da geografia. Questões sobre energias limpas, combustíveis renováveis, créditos de carbono e também os ciclos da natureza podem aparecer. É importante conhecer asvantagens e desvantagens do uso da Energia Nuclear, devido à tragédia na Usina de Fukushima.
¡MUNDO ÁRABE: - Este ano, o mundo viu explodirem diversas revoltas nos países árabes, no norte da África e no Oriente Médio. Esses eventos podem ser ponto de partida para a cobrança de conteúdos relacionados ao imperialismo, influência americana na região, regimes totalitários e até mesmo disputas ligadas à religião. O assassinato do líder da al-Qaeda Osama Bin Laden pelos EUA pode trazer também perguntas sobre terrorismo e as guerras do Iraque e do Afeganistão.
¡VULCÃO CHILENO: - Um vulcão no Chile provocou a maior confusão na América do Sul, com reflexos até na Austrália e na Nova Zelândia. Na química, questões relacionadas à composição do magma, os gases emitidos e os impactos disso no solo e nos sistemas hídricos podem cair. O vulcão também pode ser o gancho para falar de fenômenos naturais também na parte de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
¡DITADURA MILITAR: - A eleição da presidente Dilma Rousseff, uma ex-militante de esquerda que viveu na clandestinidade e foi presa durante a ditadura militar, gerou grande expectativa, principalmente em relação à abertura de arquivos do período. Somado a isso, há grande mobilização pela aprovação do fim do sigilo secreto de documentos do governo e a criação de uma comissão da verdade para investigar os crimes ocorridos naquela época. Ou seja, assunto quente e atual.
¡ANO DA QUÍMICA: - Em 2011 são comemorados o Ano Internacional da Química, os 100 anos de Marie Curie, pioneira nas pesquisas sobre radioatividade, e também os 100 anos do modelo atômico de Rutherford.
¡CENSO 2010: - O Enem adora um gráfico e uma tabela. Com os dados do último censo divulgados no início do ano, é bem provável que haja questões ligadas à população, com uso desses recursos.

Mudanças na redação do Enem 2011

Ø a partir desta edição, os candidatos deverão escrever, no mínimo 11 linhas de texto. Até o ano passado, o mínimo exigido era de 08 linhas;
Ø não poderão ser utilizados na redação trechos da pergunta;
Ø  Os textos devem ser elaborados na estrutura de uma dissertação-argumentativa. Ou seja, os estudantes apresentam argumentos para comprovar sua tese e oferecem possíveis soluções para o problema apresentado na proposta de redação;
Ø  A prova será automaticamente corrigida por um supervisor, quando a diferença entre as notas dos corretores atingir 300 pontos. Até o ano passado, essa margem de erro deveria atingir os 500 pontos.

CRITÉRIOS E PONTUAÇÃO - ENEM

Falta de coesão e coerência:             - 0,5
Ausência de Título:                             - 0,3
Acento errado ou não colocado:        - 0,2
Pontuação:                                          - 0,2


Paragrafação entre 2cm e 3cm:         - 0,2
Parágrafos desproporcionais:            - 0,2
Parágrafos menores que 4 linhas ou maiores que 7 linhas:                                                             - 0,3


Erros ortográficos:                              - 0,3
Vazamento de margens:                     - 0,1
Regência e concordância:                  - 1,0
Estrutura do texto:                             - 1,0
Citação sem fonte:                             - 0,4

Letra Ilegível:    (por palavra não lida)- 0,1
Rasuras:                                               - 0,2
Repetição de palavras no parágrafo:  - 0,2
Repetição de palavras no texto:         - 0,5
Título com mais de 5 palavras:           - 0,2
Pingos do “i” ausentes ou com artes: - 0,1
Caracteres gráficos (a, e, r, b. l):         - 0,2

ENEM: Estrutura da dissertação

TÍTULO: => 3 Funções - Síntese do texto;
                                       - Persuasão ao Leitor
                                         - Originalidade

INTRODUÇÃO: 
apresentação resumida do assunto:

Frase-Tese 
+ Explicação 
+ Argumento 1 
+ Argumento 2).

DESENVOLVIMENTO: 
exposição mais detalhada do assunto

(ARGUMENTAÇÃO, EXPLICAÇÃO...)

CONCLUSÃO: 
Ligação de Fechamento 
+ Reafirmação da tese 
+ Desfecho
  (SOLUÇÃO, APELO, CRÍTICA...)